$a88osjzjgr

LIGAMI

Liga Acadêmica de Medicina Intensiva

 

A Ligami visa proporcionar a seus membros uma participação mais precoce nas atividades práticas em centros de terapia intensiva e uma melhor base teórica. Além disso, tem o objetivo de estimular a pesquisa clínica e experimental, a participação em eventos científicos e a extensão universitária.

 

As aulas teóricas serão ministradas na AMMG, com cerca de uma hora de duração (das 18:30 às 19:30 horas), semanalmente de acordo a programação do curso para residentes e especializandos da Somiti.

  • $b7nmc54scd

    Quem pode participar

    A Ligami está aberta a todas Faculdades e/ou Universidades (em qualquer área da saúde), Associações, Entidades e Sociedades diversas que venham a colaborar com o funcionamento e com o desenvolvimento da mesma.

  • Files

    Atividades práticas 

    Objetivo de aprofundar o conhecimento de seus integrantes na pratica da medicina intensiva.

  • $9u98g1zx5ha

    Certificado

    Certificado de participação para aqueles que, conjunta e obrigatoriamente, cumprirem, no mínimo, 60% das aulas teóricas semanais e 100% das atividades práticas e de extensão determinadas pela coordenação.

  • $1k4wlskrypd

    Capacite-se

    Possibilidade de capacitação gratuita dos acadêmicos.

Conhecimento teórico, científico e extensão

Conhecimento Teórico: é objetivo da Ligami a amplificação do conhecimento de seus integrantes na área da medicina intensiva e medicina baseada em evidências.

 

Científico: os integrantes da Liga serão estimulados a desenvolver trabalhos científicos e raciocínio clínico com a finalidade de se prepararem para a vida médica bem como para aprofundarem o seu conhecimento nas áreas clinicas relacionadas à medicina intensiva.

 

Extensão: os estudantes serão estimulados a participarem de atividades que proporcionem um contato direto com a população, como forma de aplicar os conhecimentos recém adquiridos.

Os componentes da liga participarão de atividades práticas junto a um orientador médico, nos hospitais de Belo Horizonte previamente definidos pela coordenação.

 

As atividades práticas em CTI serão confirmadas em uma escala pela coordenação da liga de acordo com a disponibilidade de cada membro.

 

Após cada atividade prática nos CTI, o acadêmico deverá preencher um comprovante de sua presença no CTI com o horário de início e término das atividades. Deverão constar a assinatura do acadêmico e a assinatura do plantonista e o seu CRM.

 

Todas as atividades em CTI deverão ter duração mínima de 180 (cento e oitenta horas) horas e poderão se estender além desse prazo, se assim for combinado entre o membro da liga e o seu orientador. Todavia, essas horas extras não poderão ser contabilizadas como uma presença extra.

Veja o que os participantes estão dizendo:

  • $uea3rwep5x

    Fernanda Araújo Avendanha

    Participante, acadêmica de medicina da UFMG "Participar da Ligami foi uma grande oportunidade para a minha formação acadêmica. A Liga conta com aulas teóricas semanais sobre os temas mais relevantes da medicina intensiva com profissionais conceituados, com possibilidade de aprofundamento e atualização dos conhecimentos adquiridos na faculdade.  Além disso, a Liga conta com um estágio extracurricular na Unidade de Terapia Intensiva e na Unidade Coronariana no Hospital Vila da Serra no qual podemos vivenciar a prática da especialidade. Essa atividade também é um diferencial no currículo do acadêmico para o concurso de residência médica."

  • $nnzhf5gsbvj

    Thales Figueiredo

    Participante, acadêmico de medicina da FCMMG

    "Durante o ano de 2017 tive a oportunidade de coordenar a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva de Minas Gerais. Foi uma experiência única, onde pude perceber a importância da proximidade entre os acadêmicos de medicina e as entidades médicas para o melhor desenvolvimento do conhecimento e habilidades necessárias para o exercício profissional. Esse vínculo foi criado através das aulas semanais, com temas importantes da área da medicina intensiva e também através da vivência prática durante o estágio oferecido pela Liga."

SELEÇÃO

 

Serão destinadas ao processo seletivo pelo menos 80 vagas.

 

O processo constará de etapa única: uma prova de múltipla escolha com trinta questões, valendo 1 ponto cada (total de 30 pontos), relacionadas aos temas que serão abordados no 8º Simpósio Somiti da Ligami - 2018.

 

Serão selecionados os 80 acadêmicos com as maiores notas, sendo critérios de desempate, na seguinte ordem: a) Período/Ano mais avançado; b) Sorteio.

 

Outras informações acesse o edital.