Vídeos do XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva

Epidemiologia da sepse em UTI's brasileiras e desafios para melhoria dos resultados

Realizado dos dias 06 a 08 de junho de 2019, o XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva tinha como ideia central valorizar a ‘Equipe: O Pilar do Cuidado Centrado no Paciente'. A proposta da Comissão Organizadora era oferecer uma programação científica variada, com temas relevantes e atuais, que seriam abordados por profissionais altamente reconhecidos por sua relevante atuação na área.


Preencha o formulário ao lado e assista à palestra ministrada pela Drª. Flávia Machado.

Preencha com seus dados

Ministrada pela Drª Flávia Machado, a palestra tem como assunto principal a Epidemiologia da Sepse. A palestrante possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Fez residência de clínica médica na Santa Casa de Belo Horizonte, residência em infectologia na Universidade de São Paulo. Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre Docência pela Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo. Tem título de especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira desde 1997.


Foi Editora chefe da Revista Brasileira de Medicina Intensiva, revista oficial da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Críticos entre 2010 e 2015, sendo atualmente editora associada. Atualmente é professora adjunta livre docente e chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo. Sua área de atuação é a medicina intensiva, com ênfase em sepse, sendo atualmente coordenadora geral do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). É também membro do Comitê Executivo e do Comitê Científico da Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet. Membro do conselho do International Sepsis Forum. Membro da diretoria (tesoureira) da Global Sepsis Alliance. Membro do board da Surviving Sepsis Campaing nas versões 2012 e 2016.


SOMITI® 2019 Todos os direitos reservados.